«Os narizes daqueles senhores» (leitura distributiva) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Os narizes daqueles senhores» (leitura distributiva)

Ao passar a frase «O nariz daquele senhor é grande» para o plural, pareceu-me mais adequado escrever «O nariz daqueles senhores é grande». Parece-me que se depreende que cada um tem o seu nariz. Se escrevesse «Os narizes daqueles senhores são grandes», dá a ideia de terem vários narizes. Se a frase não tivesse daqueles senhores, não me restavam dúvidas. Assim, estou um pouco confusa.

Obrigada.

Ana Moniz Doméstica Lisboa, Portugal 8K

O problema que apresenta é muito interessante e ilustra bem de que forma o conhecimento que temos do mundo pode interferir com as mensagens que produzimos ou que descodificamos. Se, em vez de "se meter" com o nariz dos senhores, tivesse construído a frase a pensar nos carros deles, já não sentiria quaisquer dúvidas. Vejamos:

(1) O carro daqueles senhores é grande.

(2) Os carros daqueles senhores são grandes.

Qual é a grande diferença entre estas frases e as que apresenta? É o facto de nós sabermos, intrinsecamente, que “cada um é dono do seu nariz” e que, por isso, quando dizemos «O nariz daqueles senhores é grande», não nos passa pela cabeça pensar que todos têm em comum um só nariz, como é legítimo que pensemos perante uma frase como (1).

É este conhecimento que temos do mundo que nos faz sentir como estranha a frase «Os narizes daqueles senhores são grandes», pois não sentimos necessidade do plural em narizes para interpretarmos adequadamente o texto.

Edite Prada
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: determinante
Áreas Linguísticas: Morfologia; Semântica Campos Linguísticos: Plural (nomes e adjectivos); Anáfora/Co-Referência