«Eles enviaram a sua candidatura» vs. «eles enviaram as suas candidaturas» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Eles enviaram a sua candidatura»
vs. «eles enviaram as suas candidaturas»

Devo dizer «quase 17 mil estudantes ainda não receberam resposta à sua candidatura», ou «quase 17 mil estudantes ainda não receberam resposta às suas candidaturas»?

Obrigada.

Maria José Garrido Jornalista Lisboa, Portugal 42

No plano semântico, as duas expressões são aceitáveis, embora perspetivem de forma ligeiramente diferente a situação descrita na frase.

Em termos gerais, nos enunciados apresentados, a expressão «sua(s) candidatura(s)» estabelece uma relação de dependência referencial com «17 mil estudantes» que conduz à interpretação de que a candidatura referida foi feita pelos alunos. É, portanto, um caso de coesão referencial (sobre este conceito, consulte-se a resposta).

Assim, em

(1) «quase 17 mil estudantes ainda não receberam resposta às suas candidaturas»

o locutor toma todas as candidaturas, as 17 mil, como um todo indiferenciado e faz uma afirmação sobre esse todo.

Em

(2) «quase 17 mil estudantes ainda não receberam resposta à sua candidatura»

o locutor perspetiva cada uma das candidaturas individualmente e apresenta uma afirmação que recai sobre cada uma em particular, ou seja, dá realce ao individual e não ao coletivo.

Esta diferença ficará mais clara se pensarmos em situações que parecem não admitir este contraste entre o singular e o plural, como acontece em (3):

(3) «17 mil alunos viram o seu crescimento físico ser analisado.» / «*17 mil alunos viram os seus crescimentos físicos serem analisados.»

Nesta frase, faz-se a referência à análise de cada crescimento como sendo um processo individual. A opção por «os seus crescimentos físicos» não é aceitável por pedir uma leitura coletiva.

 Disponha sempre! 

* assinala a inaceitabilidade da frase.

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: determinante
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Plural (nomes e adjectivos); Anáfora/Co-Referência