No plano semântico, as duas expressões são aceitáveis, embora perspetivem de forma ligeiramente diferente a situação descrita na frase.
Em termos gerais, nos enunciados apresentados, a expressão «sua(s) candidatura(s)» estabelece uma relação de dependência referencial com «17 mil estudantes» que conduz à interpretação de que a candidatura referida foi feita pelos alunos. É, portanto, um caso de coesão referencial (sobre este conceito, consulte-se a resposta).
Assim, em
(1) «quase 17 mil estudantes ainda não receberam resposta às suas candidaturas»
o locutor toma todas as candidaturas, as 17 mil, como um todo indiferenciado e faz uma afirmação sobre esse todo.
Em
(2) «quase 17 mil estudantes ainda não receberam resposta à sua candidatura»
o locutor perspetiva cada uma das candidaturas individualmente e apresenta uma afirmação que recai sobre cada uma em particular, ou seja, dá realce ao individual e não ao coletivo.
Esta diferença ficará mais clara se pensarmos em situações que parecem não admitir este contraste entre o singular e o plural, como acontece em (3):
(3) «17 mil alunos viram o seu crescimento físico ser analisado.» / «*17 mil alunos viram os seus crescimentos físicos serem analisados.»
Nesta frase, faz-se a referência à análise de cada crescimento como sendo um processo individual. A opção por «os seus crescimentos físicos» não é aceitável por pedir uma leitura coletiva.
Disponha sempre!
* assinala a inaceitabilidade da frase.