Os gentílicos de Foz do Arelho (Cadas da Rainha) e Arelho (Óbidos) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os gentílicos de Foz do Arelho (Cadas da Rainha) e Arelho (Óbidos)

Qual é a designação correta para os habitantes e/ou nativos da localidade da Foz do Arelho (concelho das Caldas da Raínha)?

Helena Torres Reformada Matosinhos, Portugal 276

Em relação aos habitantes/naturais de Foz do Arelho (Caldas da Rainha), usa-se o gentílico fozense, como ilustra em exemplo retirado da imprensa da região:

(1) «Em 2006, o fozense Jaime Umbelino (escritor, linguista, docente e cronista) legou a sua casa à Junta de Freguesia local para que após a sua morte (que aconteceu em 2007) o espaço fosse recuperado e transformado numa casa-museu.» (Gazeta das Caldas, 14/09/2018)

Em relação à localidade de Arelho, no concelho de Óbidos, emprega-se arelhense, como comprova a existência de uma entidade denominada Centro Social Cultural Recreativo Arelhense.

Carlos Rocha
Tema: Topónimos Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico Campos Linguísticos: Gentílicos