Os adjuntos adverbiais de «corri de ténis» e «saí de vestido (terminologia brasileira) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Os adjuntos adverbiais de «corri de ténis» e «saí de vestido (terminologia brasileira)

Nas frases «Corri de tênis» e «Saí de vestido», como seriam classificados “de tênis” e “de vestido”? Seriam adjuntos adverbiais de instrumento? Não encontro uma classificação para eles...

Admiro muito o trabalho realizado neste site.

Agradeço desde já pela atenção.

Nayane Gonçalves Professora de Redação Campinas, Brasil 42

Os constituintes em questão desempenham a função sintática de adjuntos adverbiais de modo1.

Em primeiro lugar, tanto o verbo correr como o verbo sair são, nas frases apresentadas, intransitivos. Daí a possibilidade de formarem frase sem necessidade de um constituinte que os complemente:

(1) «Corri.»

(2) «Saí.»

Assim sendo, os constituintes que acompanham os verbos nas frases que tratamos são adjuntos adverbiais.

No que respeita ao tipo de adjunto, verificamos que os constituintes «de tênis» e «de vestido» respondem às questões «como?» ou «de que modo ou maneira»:

(3) «Corri como?» – «De tênis.»

(4) «Saí como?» – «De vestido.»

Assim, verificamos que os constituintes em análise «se reportam ao verbo ou ao sintagma verbal da oração, para qualificar ou descrever como o processo verbal se realiza», tal como afirma Bechara (cf. Moderna gramática portuguesa. Nova Fronteira / Lucerna, p. 365).

Conclui-se, deste modo, que estamos perante dois constituintes com a função sintática de adjunto adverbial de modo.

Disponha sempre!

 

1. No âmbito da nomenclatura gramatical utilizada no ensino não superior, em Portugal, estes constituintes têm a função sintática de modificador (do grupo verbal). (Cf. Dicionário Terminológico em linha)

Carla Marques
Classe de Palavras: verbo