O uso de pois a fechar uma oração - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
O uso de pois a fechar uma oração

Gostaria de saber se está correta a substituição de portanto por pois nesse caso:

«João não tirou a nota mínima na prova. Não pode ser aprovado, pois.»

Obrigado.

Carlos Garcia Professor Porto Alegre, Brasil 42

 A substituição de portanto por pois está correta.

No contexto apresentando, portanto e pois funcionam como conectores conclusivos, na medida em que «explicitam uma relação causa-efeito entre dois termos, sendo atribuído ao constituinte afectado pelo conector, o valor de efeito ou consequência da situação reportada pelo outro termo» (Gabriela Matos in Mira Mateus, Gramática da Língua Portuguesa. Caminho, p. 569).

Estas palavras são consideradas conectores e não conjunções por diversos autores (cf. ibidem, p. 565) porque estas apresentam propriedades que as distinguem das conjunções. Entre elas está a possibilidade de não ocuparem a posição inicial de oração, como acontece na frase apresentada pelo consulente.

Refira-se, ainda, que pois só será conector conclusivo em situações em que se encontra posposto (cf. ibidem, p. 573), ou seja, em contextos em que não surge em início de oração (ou frase).

A pontuação é também um fator importante para o uso correto destes conectores. Assim:

(i) quando colocados no início da oração (à exceção de pois), devem levar uma virgula antes: «O Manuel telefonou, logo deve querer ir passear.»

(ii) se forem colocados no interior da oração, devem levar vírgula antes e depois: «O Manuel telefonou, deve, pois, querer ir passear.»

(iii) se colocados no final da frase, devem levar vírgula antes: «O Manuel telefonou, deve querer ir passear, pois.»

Disponha sempre!

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: advérbio
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Sintaxe Campos Linguísticos: Ordem dos constituintes