O uso de bem-haja - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O uso de bem-haja

A frase «Um bem hajam a todos» está correta?

Muito obrigado,

Fernando Wintermantel Comerciante Sintra, Portugal 1K

Na expressão, o que está errado é a grafia da expressão bem hajam. Se aquilo que pretendemos dizer é «um obrigado/a a todos», devemos utilizar o substantivo bem-haja, substantivação da fórmula de agradecimento sinónima de obrigado/a, antecedida de um artigo que a determine. Assim, devíamos ter «Um bem-haja a todos». 

Se, por outro lado, utilizarmos a expressão bem hajam devemos saber que a mesma é uma fórmula de agradecimento que equivale a muito obrigado/a e que pode ser tida como «que tenham tudo de bom». Nesta expressão temos o verbo haver por «ter, obter», enquanto bem é um substantivo, complemento direto do verbo. Assim, sendo o correto «Bem hajam todos», e não «um bem hajam a todos», aquilo que pretendemos dizer é: «que todos tenham tudo de bom». 

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: locução
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Semântica nominal