É-nos difícil analisar o nome do jogo, referido aqui como jactobol, uma vez que não detemos informação necessária acerca do mesmo.
Após várias pesquisas, não foi encontrada qualquer referência ao jogo referido e ilustrado na pergunta. Também no referido café – Café Palladium do Porto – não há qualquer indicação ao jogo acima mencionado. Veja-se, por exemplo, aquilo a que se refere Nuno Ferreira Mendes na sua tese de mestrado Cafés Históricos do Porto – na Demanda de um Património Ignoto (2012):
«No primeiro piso, o ambiente não era menos animado. À volta da galeria projetada por Marques da Silva, juntavam-se os jogadores do dominó, das damas, do xadrez, das palavras cruzadas e das charadas. Aqui se reunia, assiduamente, o grupo de xadrez de onde saíram os grandes campeões daquela modalidade [...]. Sendo o bilhar uma atividade de grande relevo e importância em meados do século XX, o Palladium era, sem dúvida, o local privilegiado para a sua prática. No seu segundo andar com onze mesas [...]» jogava-se bilhar livre, bilhar das três tabelas, bilhar russo e snooker (pp.193).
Constatamos que, neste histórico café do Porto, se podiam jogar diferentes jogos, nomeadamente xadrez, palavras cruzadas, charadas e bilhar, mas nada que se assemelhe à ilustração que o consulente gentilmente nos facultou. No entanto, podemos assumir que este jogo tenha estado disponível no café num período mais tardio, próximo do seu encerramento, e, por isso, não haja qualquer referência ao mesmo.