Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de tríduo

Pode substituir-se a frase «terminarei isto em seis dias» por «terminarei isto em dois tríduos», sem perda de sentido quanto ao tempo em que a tarefa será concluída ?

Renato Souza Rio de Janeiro, Brasil 343

Emprega-se a palavra tríduo, no sentido de «sequência de três dias» e «festa que dura três» (cf. tríduo, Dicionário Houaiss).

É, portanto, possível dizer «dois tríduos» como sinónimo de «seis dias», muito embora não seja tríduo uma palavra corrente. Na verdade, trata-se de um vocábulo culto – vem diretamente do latim tridŭum, i, «intervalo de três dias» (idem, ibidem) –, mas de uso pouco frequente mesmo na comunicação mais formal ou na expressão literária (observe-se que não ocorre no Corpus do Português). Sendo assim, no discurso quotidiano, se já parece insólita uma frase como «termino isto dentro de um tríduo», mais inusitado será anunciar o remate de alguma coisa no prazo de «dois tríduos», quando simplesmente se declara a intenção de acabar uma tarefa em meia dúzia de dias.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras