Pontos de exclamação em histórias aos quadradinhos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pontos de exclamação em histórias aos quadradinhos

Primeiramente, gostaria de [os] parabenizar pela valiosa ferramenta de ensino que este site nos proporciona .

Gostaria de saber o motivo pelo qual as estórias em quadrinhos[1] [...] utilizam com frequência o sinal de exclamação.

[1] Em Portugal, «histórias aos quadradinhos».

Mário Pinheiro Professor de Inglês Vitória ES, Brasil 95

A pontuação, na banda desenhada, é concebida como um auxiliar de significação que ajuda a construir os sentidos visados, numa interação entre a imagem, o texto e os sinais de pontuação. 

O ponto de exclamação, em particular, ajuda a expressar sentimentos de natureza variada (felicidade, espanto, tristeza, surpresa, medo, …) ou intenções diversificadas (dar uma ordem, fazer um pedido, repreender, elogiar, ...). Junto de interjeições, é habitual também a utilização de ponto de exclamação. Acresce, ainda, que a utilização deste sinal de pontuação imprime ao texto maior vivacidade e ritmo, no que se distingue, por exemplo, dos efeitos do ponto. 

Carla Marques