O género de tardoz - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O género de tardoz

O plural do singular feminino tardoz é masculino? Será correcto dizer "a tardoz", "os tardozes"?

António Domingues Professor Coimbra, Portugal 100

Diz-se «o tardoz», cujo plural é «os tardozes»

É bastante curioso o caso de tardoz, que significa genericamente «lado tosco de uma pedra de cantaria que fica voltado para dentro da parede»1 (Dicionário Houaiss), porque a maioria dos dicionários lhe atribui o género masculino, «o tardoz», o que legitima o plural «os tardozes». No entanto, o Dicionário Priberam regista a palavra como substantivo do género feminino, tal faz o dicionário brasileiro Aurélio XXI, que, no entanto, junta contraditoriamente uma atestação do vocábulo no género masculino1. Sendo assim, porque o género masculino se afigura mais consensual, recomenda-se que a palavra seja usada no masculino, género que se mantém no plural: «o tardoz», «os tardozes».

1 A mesma palavra (ou, pelo menos, a mesma forma fonética) é ou foi também usada como termo do calão, conforme documenta Alberto Bessa, em A Gíria Portuguesa, Livraria Central Editora, 1919, pág. 285: «Tardós (ant.) – o anus.» (manteve-se ortografia do original).

2 «[N]o tardoz da porta uma cruz de S. Lázaro, pregada com massa» (Alexandre Herculano, Lendas e Narrativas, II [Paris, Lisboa, Rio de Janeiro, Livraria Aillaud e Bertrand, 13.ª ed.], p. 238).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo