Ernesto Rodrigues - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Ernesto Rodrigues
Ernesto Rodrigues
9K

Ficcionista, poeta, ensaísta e tradutor de ficção e poesia húngaras; professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Cultura Portuguesa, fez mestrado em Literatura Portuguesa e se licenciou em Filologia Românica.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Qual foi o primeiro documento literário escrito em língua portuguesa?

Resposta:

Vencida a tese de Carolina Michaëlis de Vasconcelos, que datou de 1189 a Cantiga da Guarvaia («No mundo não me sei parelha»), de Paio Soares de Taveirós – também referida a 1198 e 1206 –, são vários a atribuir a primazia, hoje, ao sirventês político Ora faz ost' o senhor de Navarra, de Johan Soares de Pavha (D. João Soares de Paiva, ou Pavia, nascido c. 1140), datado de 1196, e presente nos Cancioneiros.
Para esta posição de G. Tavani, Ivo Castro, etc., ver Ana Maria Martins (em Maria Helena Mira Mateus, coord., Caminhos do Português, Lisboa, Biblioteca Nacional, 2001, p. 40), que, ao escrever sobre os antigos textos portugueses, lembra ser a Notícia de Fiadores (1175) – o mais antigo texto não-literário português – da autoria «moral» de Paio Soares de Paiva, irmão do nosso trovador.

Pergunta:

Procuro o nome e, já agora, o livro em que se encontra uma poesia de Alexandre O'Neill.

Nesta poesia ele dirige-se a alguém (uma mulher) e é referido que um deles está em Madrid e o outro em Lisboa.

É tudo o que me lembro. Alguém se lembra de mais?

Resposta:

Com indicações tão vagas, julgo tratar-se do poema intitulado «A Musa em Férias», que abre assim: «Que se passa em Lisboa? / que se passa em Madrid?/ que se passa em mim e em ti?» Foi publicado em Poemas com Endereço (1962) e encontra-se em qualquer antologia do autor.