O artigo definido e o nome dos países - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O artigo definido e o nome dos países

Esta é apenas uma questão de pura curiosidade. Existe alguma razão especial para se dizer no Iraque, na França, na Alemanha,... e não se dizer no Portugal, no Cabo Verde, no Moçambique, no Timor-Leste, no Israel...?
Desde já obrigado.

Rui Seabra Portugal 13K

Existe, sim. É a seguinte: Há países que são precedidos de artigo definido: Masculinos: o Brasil, os Estados Unidos da América, o Egipto, o Peru, o Iraque, etc. Femininos: a Espanha, a França, a Roménia, a Venezuela, a Colômbia, a Alemanha, a Itália, a China, a Pérsia, etc.
E há países que não são precedidos de artigo definido: Portugal, Marrocos, Timor, Moçambique, Madagáscar, Cuba e poucos mais. Estes são em menor número.

 

José Neves Henriques