Efetivamente formulaico é um adjetivo registado no Priberam, assim como noutros dicionários em linha como o Dicionário Informal, e tem o significado de «relativo a fórmula = formular; que obedece a determinado padrão ou fórmula» (dicionário Priberam). Atendendo ao seu significado entende-se que formular é um adjetivo equivalente e que, por seu lado, tem um registo mais antigo.
Não obstante, não há nada que impeça o uso do neologismo formulaico1. A verdade é que estamos perante um adjetivo formado a partir do substantivo fórmula ao qual se junta o sufixo -aico («indica relação, geralmente na formulação de adjetivos» – ibidem), o que sucede com tantos outros em língua portuguesa: voltaico, prosaico, arcaico.
Assim, quando o sítio Comunidade Cultura e Arte refere «A música cabo-verdiana transformada num R&B que gerou enorme popularidade foi contagiante, embora o concerto tenha tido um sabor algo formulaico» também poderia dizer «A música cabo-verdiana transformada num R&B que gerou enorme popularidade foi contagiante, embora o concerto tenha tido um sabor algo formular», sendo que ambas as hipóteses estão corretas.
1 O termo terá chegado à língua portuguesa por via do inglês formulaic, adjetivo do final do século XIX – «made up of fixed patterns of words or ideas» («composto por padrões fixos de palavras ou ideias» – tradução livre) (Dicionário Oxford). É na cultura anglo-saxónica que o uso deste termo está sedimentado.