DÚVIDAS

Limitarianismo e limitarismo

Limitarianism, termo utilizado por Ingrid Robeyns para propor tectos à riqueza extrema e ao rendimento extremo, deve traduzir-se por “limitarismo” ou por “limitarianismo”?

Obrigado.

N. E. – Mantém-se a ortografia de 1945, usada pelo consulente.

Resposta

Não se apresenta aqui uma resposta categórica, pois, mesmo considerando limitarismo como forma preferível, não será de rejeitar completamente limitarianismo, que parece ter uso importante no debate sobre a riqueza extrema.

A forma limitarianismo é uma adaptação direta do inglês limitarianism, um derivado de limitarian, adjetivo e nome que já tinha tradição de uso. Estas palavras inglesas apresentam o sufixo -arian, que ocorre, por exemplo, em unitarianism/unitarian e vegetarianism/vegetarian, correspondentes aos pares unitarismo/unitário (ou unitarista) e vegetarianismo/vegetariano, respetivamente.

Note-se que, enquanto unitarianism equivale a unitarismo, não se registando "unitarianismo", já vegetarianism, que se transpõe geralmente como vegetarianismo, exibindo o sufixo -arian(o)-, concorre com dois vocábulos que têm muito menos curso: vegetarismo e vegetalismo. Ou seja, nomes que denominam certas doutrinas podem terminar em -arianismo, mas esta forma sufixal complexa (-arian- + -ismo) parece refletir a influência do inglês.

Não obstante, palavras terminadas em -arismo (ex. unitarismo) estarão bem formadas se pressupuserem um adjetivo acabado em -ário (ex. unitário). Sendo assim, seria plausível a formação de limitarismo, ainda que este termo decalque o francês limitarisme, levantando, porém, o problema de não pressupor um adjetivo terminado em -ário - – não se regista "limitário" – nem uma palavra que sirva diretamente de base à sufixação de -arismo. Note-se, portanto, que a adjunção de -arismo a limite, com limitarismo por resultado, se revela quase tão arbitrária como a que ocorre no caso de "limitarianismo".

Se quiséssemos tomar com rigor os padrões de boa formação de palavras derivadas, poderíamos propor que se partisse dos adjetivos limitativo, limitante e limitador para formar "limitativismo", "limitantismo" e "limitadorismo", tudo formas que existem potencialmente mas que não terão uso nenhum.

Sendo assim, não se  afigura incorreto adotar o aportuguesamento limitarianismo, apesar de poder também optar-se pela solução de origem francesa, limitarismo. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa