Os termos mais corretos para referir a ideologia de um libertário serão libertarismo ou libertarianismo.
A palavra libertário, usada como adjetivo ou como substantivo, significa «que não admite restrições à liberdade individual, em matéria social, política e económica» (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea).
As três palavras apresentadas pelo consulente, libertismo, libertarismo e libertarianismo, têm todas o conceito de liberdade na sua significação. Contudo, em termos mais específicos, referem duas perspetivas filosóficas com contornos distintos.
O libertismo é uma conceção filosófica que defende que algumas das ações do ser humano são livres, não estando causalmente determinadas. Considera, deste modo, que o ser humano é dotado de autodeterminação, pois a mente está acima da causalidade do mundo natural. O libertismo, nesta perspetiva filosófica, é uma propriedade do determinismo moderado.
O libertarismo é um conceito de filosofia política que defende a liberdade individual e a minimização da influência do Estado como princípios centrais da existência humana. Esta conceção está na base de movimentos políticos como o anarquismo, que defendem a liberdade absoluta do indivíduo relativamente ao Estado.
O libertarianismo tem sido usado como sinónimo de libertarismo.
Perante os conceitos apresentados sumariamente acima, podemos concluir que libertário será aquele que pratica o libertarismo (ou o libertarianismo), dado que é alguém que tem como valor primordial a liberdade individual, sem aceitar restrições alheias.
Disponha sempre!