O uso do grupo preposicional «no final» como marcador discursivo que assinala um segmento textual com a função de conclusão não me parece comum, pelo que não poderemos considerar que se trate de uma estrutura disponível que poderá ser usada, em qualquer contexto como equivalente a «em conclusão». Não obstante, uma resposta à questão colocada ficará sempre dependente dos contextos de uso, sendo possível prever que, em determinadas situações, poderemos estar perante uma estrutura aceitável.
Existem vários marcadores discursivos que podem cumprir a função de assinalar que o segmento textual que introduzem estabelece uma relação de conclusão com o texto anteriormente apresentado. Entre eles, poderemos referir «Em conclusão», «Por fim». Este segmento textual também pode ser assinalado por formas verbais como «concluindo» ou «finalizando» ou por construções como «para concluir», «para finalizar», «para fechar», entre outros recursos linguísticos disponíveis. Uma estrutura como a que se apresenta em (1) seria sentida como estranha pelos falantes:
(1) «No final, defendo que devemos ser a favor de x….»
No entanto, se o segmento textual em questão assinalar o final de uma dada situação apresentada do ponto de vista temporal, o seu uso já não causará estranheza. Nesse sentido, a construção (1) poderia ser usada como equivalente a (2):
(2) «No fim de tudo o que passei, defendo que devemos ser a favor de x…»
A estrutura «no final» poderia também ser usada no interior de construções como «no final deste texto», que, neste caso, já sinalizaria naturalmente o momento de fecho do texto.
Disponha sempre!