O continente em questão chama-se Oceânia (melhor que Oceania). Como perífrase, pode usar-se a expressão «continente australiano».
Fontes oficiais, como o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Portugal, consideram que a Austrália é um dos países localizados na Oceânia, e é assim, também, que se prevê no ensino da Geografia. Publicações ciêntificas dão conta que não só a Austrália, como a Nova Guiné, a Tasmânia, a Nova Zelândia e outras ilhas menores do oceano Pacífico (não pertencentes a países sul-americanos, norte-americanos, euroasiáticos ou asiáticos), fazem parte da Oceânia, continente localizado no oceano Pacífico.
Poderia, portanto, considerar-se que a expressão «continente australiano» configure uma extensão abusiva do adjetivo australiano a regiões que não se incluem no país chamado Austrália. Contudo, australiano ocorre também com um significado mais abrangente, pois pode ser definido como «designativo da região biogeográfica que compreende a Austrália, a Nova Zelândia, a Polinésia, a Nova Guiné e as Ilhas Molucas» (Infopédia), assim legitimando a expressão «continente australiano».