Em nome de toda a família Ciberdúvidas, começo por lhe agradecer as suas amáveis palavras.
Não conheço nenhumas normas sobre estas notas. Talvez haja recomendações nas normas internacionais ISO. Se algum dos nossos correspondentes puder ajudar este nosso companheiro, agradecemos.
O que uso nos meus trabalhos é escolher para o texto da nota uma letra, embora do mesmo tipo, com menor corpo; e, se preciso de fazer referências às notas (colocadas normalmente no fim de cada página), numero-as seguidamente e não página por página. Um processo que adoptei/adotei, também, foi no programa que uso (Word para Windows) mandar escrever continua e continuação (noutro tipo de letra), sempre que a máquina não pode completar a nota na mesma página; o que às vezes acontece em notas longas, com a referência introduzida no texto perto do fim da página.
Quanto às abreviaturas, o Prontuário da Texto recomenda: para nota do autor N. do A.; para nota da redacção/redação N. da R. Assim, eu escolheria para nota do tradutor: N. do T.
No caso de haver mistura de cada uma destas notas, sugiro que as pouco frequentes/freqüentes se assinalem com símbolos (de escolha pessoal nota a nota, página a página) e as mais frequentes/freqüentes com algarismos arábicos e numeração automática.
Exemplo de fim de página:
N. do A.: …..
22 N. do T.: …..
º N. da R.: …..
23 N. do T.: …..
É costume a indicação do tipo da nota ser colocada no fim do texto da nota, mas pode ser conveniente colocá-la logo no início, como foi feito acima, quando interessa distinguir bem, imediatamente, o tipo da nota que se vai referir.
Não consigo por agora ajudá-la mais.
Ao seu dispor,