«Medicamento para lactentes» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Medicamento para lactentes»

Necessito da vossa ajuda para esclarecer o uso das palavras: lactante e lactente.

Por exemplo, um medicamento para bebés — é um medicamento «para lactantes» ou «lactentes»?

Encontro textos onde utilizam as duas palavras, mas gostava de saber qual delas está correcta, ou se as duas são correctas.

Muito obrigada.

Carla Trindade Cardoso Secretária Lisboa, Portugal 4K

É um medicamento para lactentes. O Dicionário de Termos Médicos, de Manuel Freitas e Costa (Porto Editora), estabelece bem a diferença entre lactente e lactante. Assim, lactente (do lat[im] lactens, -tis), como substantivo, é «criança de mama» e, como adjectivo, significa «que ainda mama». Por sua vez, lactante (do lat[im] lactare "aleitar") é um adjectivo e quer dizer «que produz leite». Também o Dicionário Eletrônico Houaiss faz uma distinção clara entre as duas palavras; lactente «diz-se de ou ser que ainda mama ou criança até o fim da primeira dentição (24 meses)», e lactante (adjectivo) significa «que lacta» ou «que dá ou produz leite». O dicionário ainda acolhe o substantivo lactante, com o sentido de «mulher que amamenta».

O Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora, já não indica com precisão a diferença entre estes termos. Com efeito, diz que lactente (adjectivo) quer dizer «que mama; lactante» ou, como substantivo, «criança que mama»; e considera que lactante se trata de um adje{|ivo que significa «que lacta; que mama» ou «que produz leite».

Parece-me que são os dois primeiros dicionários (um também da Porto Editora) que têm a explicação mais clara.

Carlos Marinheiro
Classe de Palavras: substantivo