DÚVIDAS

«Medicamento efe(c)tivamente eficaz»

«Eficácia de medicamentos» é uma expressão muito usada na linguagem médica e farmacêutica. Creio não haver dúvidas sobre o seu significado. Todavia, tenho visto repetidamente o uso de expressões como «medicamento efetivo», «terapêutica efetiva», ou «efetividade de medicamentos» em artigos científicos, congressos e aulas de mestrados.

As traduções desatentas do inglês, de effective para efetivo (em vez de eficaz), effectivity para efetividade (em vez de eficácia) são atrozes, sobretudo quando produzidas e espalhadas por professores universitários ou médicos, com responsabilidade na formação de profissionais de saúde.

Gostaria de esclarecer se esta falta de exactidão já entrou no nosso vocabulário, ou se deverei eu tomar algum anti-histamínico eficaz para, efetivamente, me tirar a alergia de cada vez que eu me deparo com esta situação.

Resposta

É como diz: o medicamento só é eficaz se efectivamente contribuir para o tratamento da doença.

É possível fazer a seguinte generalização quanto ao uso dos adje(c)tivos eficaz e eficiente: o primeiro emprega-se no sentido de «produtivo, útil» e o segundo, na acepção de «produtivo, útil; que actua com rapidez». Além disso, eficaz tem tendência para se usar com nomes não animados («remédio eficaz») e eficiente com nomes animados («funcionário eficiente»).

Tal não significa que não seja muito difícil distinguir esta palavras em muitos contextos («métodos eficazes» = «métodos eficientes»). Trata-se apenas de tendências, válidas, pelo menos em português europeu, mas não suficientes para distinguir os dois adje(c)tivos quer no passado quer no presente.

Note-se que hoje o inglês effective («eficaz», «eficiente») parece estar a contribuir para o reforço da frequência de eficiente no discurso. Do mesmo modo, o inglês effectivity está a interferir na significação de efetividade, que significa sobretudo «caráter do que é efetivo» e «capacidade de produzir um efeito real» (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), mas é ocorre por vezes no lugar de eficácia eficiência.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa