«Manter a esquerda» vs. «manter-se à esquerda» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Manter a esquerda» vs. «manter-se à esquerda»

Em uma placa de sinalização rodoviária, que frase está correta e porquê?

«Retorno

«Mantenha a esquerda»,

ou

«Retorno

«Mantenha-se a esquerda?»

Enfim, uso o pronome ou não, e o a tem crase ou não?

Grato.

Rogério Lemos Ribeiro Engenheiro civil São Paulo, Brasil 4K

 

As duas expressões estão correctas. Enquanto, na expressão «mantenha a esquerda», o verbo manter selecciona um objecto directo, «a esquerda», e significa «conservar», na expressão «mantenha-se à esquerda», o verbo manter-se significa «ficar» e ocorre junto à crase à (contracção ou fusão de duas vogais iguais numa só: preposição a + determinante artigo definido a), que integra a locução «à esquerda».

Nos dois casos, o significado é no fundo o mesmo: «conserve, continue na faixa da esquerda.»

 

Em português europeu, distingue-se bem a contracção de preposição com o determinante artigo definido à ([a]) da preposição simples a ([ɐ]), uma vez que neste último caso não se pronuncia o a como aberto. Em português brasileiro, essas formas geralmente não se distinguem na fala: a pronúncia é [a], tanto em à como em a.

O termo crase na terminologia gramatical brasileira, segundo o Dicionário Houaisss, pode referir «contração da preposição a com o artigo a ou com o pronome demonstrativo (à = a + a; àquele = aquele + a)». Por extensão de sentido, pode significar ainda «o acento grave que marca na escrita a contração».

 

Carla Viana
Tema: Variedades linguísticas Classe de Palavras: preposição
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação; Semântica