Maiúscula inicial em designações de cargos escolares (p. ex.: director de turma) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Maiúscula inicial em designações de cargos escolares (p. ex.: director de turma)

Gostaria, se possível, que a minha questão fosse respondida pelo grande linguista, o Dr. D´Silvas Filho. É usual a utilização, em contexto de escola, de vocábulos como director de turma, encarregado de educação, aluno, coordenador de departamento, director pedagógico... Estas palavras devem ser grafadas com maiúsculas?

Muito obrigada pela vossa preciosa ajuda.

Mónica Gama Professora Leiria, Portugal 4K

Em primeiro lugar, muito obrigado pela sua apreciação do meu trabalho, embora não me considere assim tão merecedor.

Quanto à sua dúvida, indico seguidamente o meu parecer, como sempre sem a pretensão de fazer lei na língua:

Vamos os dois raciocinar a partir das definições de nome comum e nome próprio:

Comum: nome que faz referência a uma classe de pessoas ou objectos; tradicionalmente escrito com inicial minúscula.

Próprio: nomeia um indivíduo ou um ser específico; tradicionalmente escrito com inicial maiúscula. A maiúscula é usada em designações particulares apenas quando se impõe a deferência.

Então, quando nos referimos às designações que aponta, parece-me que devemos escrever com minúscula: «o aluno», «o encarregado de educação»; e escrever «o director de turma», etc. quando não estamos a referir-nos a alguém que esteja a ocupar esse cargo.

Se, porém, estamos a usar um nome comum para designar um indivíduo, é costume esse nome comum figurar como se fosse o nome próprio (ex.: «o Vate» → Camões). Assim, escreveremos «o Director de Turma», «o Coordenador do Departamento», «o Director Pedagógico», se nos estamos a referir a uma pessoa particular. O mesmo se passa, obviamente, num ofício que lhes seja dirigido.

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo