DÚVIDAS

Anarquista / "anarca"

Surgiu-me uma dúvida quanto à designação a dar aos apoiantes do sistema a que se dá o nome de Anarquia. É comum ouvir dizer "anarquista" ou "anárquico". O que eu gostaria de saber é se é correcto numa situação em que se deve utilizar linguagem chamada formal se pode usar o termo "anarca" ou "anarco", este último menos comum. No dicionário que consultei, "Grande Dicionário da Língua Portuguesa, Cândido de Figueiredo" da Bertrand todos os quatro termos estão referidos, sem menção do seu grau de formalidade.

As pessoas a quem previamente expus a dúvida disseram-me que "anarca" equivale ao termo "comuna" para referir "comunista", ou seja, uma abreviatura algo pejorativa.

Discordo por uma razão simples: enquanto a maioria dos sistemas políticos são designados com um único termo, o presente caso pode designar-se "anarquia" ou "anarquismo". Tendo em conta os outros adjectivos destes casos (fascismo-fascista, democracia-democrata, comunismo-comunista, monarquia-monárquico), presumo que ambos os termos (anarquista e anarca) estão correctos.

Sou da opinião, provavelmente infundada, de que "anarquista" é um termo mais violento contra o sujeito que "anarca".

Resposta

Temos anarquista, libertário e – sem uso – acrata. Um relance pela história do movimento anarquista permite-nos encontrar a Internacional antiautoritária depois da cisão com os marxistas (1872), a Internacional Anarquista (1907), o Movimento Libertário (1945) e a Organização Revolucionária Anarquista (1973), entre outras designações, como por exemplo a Federação Anarquista Francesa.

Anarca, forma abreviada de anarquista, soa-me a referência ora pejorativa, ora carinhosa, que pertence à linguagem familiar. O dicionário brasileiro Michaelis regista anarca e anarco com significado idêntico.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa