Incongruado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Incongruado

Durante a leitura de Jubiabá (1935), de Jorge Amado (1912-2001), deparei com a palavra "encongruado" no seguinte contexto:

«A vida é boa, velho... Você fala porque tá encongruado.... – o ex-soldado riu» (Amado, 1935, p.215).

Não há registro deste verbete nos dicionários gerais. Vocês poderiam me ajudar na atribuição de sentido à palavra "encongruado"?

Grato por qualquer luz.

Vicente Martins Professor universitário (UVA, em Sobral) Sobral, Brasil 95

Nas fontes de que dispomos não encontramos nem registo da palavra em apreço, nem informação que a esclareça cabalmente. Pelo contexto citado na pergunta, pode supor-se que significa «amargurado» ou «ressabiado» (Jorge Amado, Jubiabá, São Paulo, Companhia das Letras. p. 191):

«— Esse mundo é ruim — cuspiu o velho com raiva. — Nós nasce para sofrer…
— A vida é boa, velho… Você fala porque tá incongruado… — o ex-soldado riu.»

Note-se que, na edição consultada, a forma do vocábulo em questão é "incongruado", e não "encongruado".

Considerando uma forma ou outra, cumpre salientar a forma da sequência -congr-, identificável com incôngruo, sinónimo de incongruente. É de supor um verbo derivado, "incongruar", do qual "incongruado" seria particípio passado, eventualmente usado adjetivalmente. De qualquer modo, a falta de registos da palavra não permite confirmar esta hipótese.

Carlos Rocha
Tema: Variedades linguísticas Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras