Epicentro é um termo da área da geofísica que designa o «ponto da superfície da Terra onde primeiramente chega a onda sísmica» (Dicionário Houaiss), enquanto a palavra centro refere o «ponto em relação ao qual equidistam os pontos de uma circunferência ou de uma superfície» (Ibidem). Assim, o epicentro, para além de manter a noção associada a centro (radical que integra a palavra), acrescenta-lhe a ideia de que este é o ponto onde o abalo é mais intenso.
Por extensão, esta mesma noção tem sido aplicada à zona onde se verifica um número de contágios superior ao das restantes regiões e onde a disseminação ocorre de forma mais rápida. Acrescente-se que a palavra centro apenas teria a capacidade de localizar um território, não referindo a sua intensidade.
Por estas razões, a meu ver, a utilização da palavra epicentro é válida nos contextos em que tem ocorrido, sendo passível de ser utilizada em contextos como os apresentados abaixo:
(1) «OMS diz que EUA podem tornar-se o "epicentro" da pandemia de Covid-19» (SIC Notícias)
(2) «Nova Iorque tem 25 mil casos e arrisca tornar-se o epicentro da pandemia» (Diário de Notícias)
Recorde-se, ainda, que a este propósito, o Ciberdúvidas aconselhou, nesta Abertura, o uso da expressão «epicentro do vírus» como preferível a «epicentro do foco do vírus» (considerada redundante).
Disponha sempre!