Diglossia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Diglossia

O que vem a ser diglossia?

João Paulo Moreno Dias Brasil 3K

Conforme a definição do Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, Michaelis, diglossia é «estado ou qualidade de língua bífida». O Dicionário da Porto Editora, além daquela definição própria da área da medicina, ainda dá o significado do termo no âmbito da gramática: «forma de bilinguismo, num indivíduo ou numa comunidade, em que as duas línguas (ou dialectos) se utilizam com objectivos ou em contextos diferentes».

Cf. Diglossia + Diglossia (Wikipédia) + Crioulos da base portuguesa + Crioulos de base portuguesa (Wikipédia) + Crioulo de Cabo Verde + 32 idiomas de origem portuguesa espalhados pelo mundo

Carlos Marinheiro