Antigo crioulo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Antigo crioulo

Meu nome é Émerson Santiago Silva, de Franca, Estado de São Paulo, Brasil. Gostaria de saber onde encontro informações sobre a comunidade Burgher do Ceilão [mestiços que usam como idioma um patuá originado do português]; se você souber de alguma página na WWW, livro ou informação, mande-me um e-mail.
Obrigado.

Émerson Santiago Silva Franca, São Paulo, Brasil 5K

Julgo que se trata de um antigo crioulo levado para lá por escravos cafres cujos «donos» eram portugueses. Infelizmente nada mais sei sobre o assunto, nem conheço qualquer bibliografia acerca dele, a não ser o livro «Dialecto Indo-Português de Ceylão», de Sebastião Rodolfo Dalgado (Lisboa, 1900), o qual diz que os Holandeses davam o nome de «burgher» a todos os descendentes dos Europeus. A obra de Monsenhor Dalgado é ainda hoje a mais importante sobre o crioulo indo-português de Ceilão.

F. V. Peixoto da Fonseca