Carrossel/carrocel - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Carrossel/carrocel

Gostaria de saber qual a forma correcta de escrever "carrocel". No dicionário da Lello aparece escrito com "c". Noutro dicionário aparece com "ss".

Será que ambas as formas estão correctas? Se estão, qual delas é a mais usual?

Daniel Trigo Portugal 22K

Rebelo Gonçalves no seu «Vocabulário da Língua Portuguesa» tem carrossel, considerando-o «aportuguesamento do francês 'carroussel'». O «Dicionário da Língua Portuguesa» de Cândido de Figueiredo usa a grafia carrocel, mas diz o seguinte: «Palavra mal feita, do fr. 'carroussel', sob a influência de carroça». No Dicionário de Morais também temos carrocel.

Finalmente, o Michaelis (brasileiro) só aceita carrossel, enquanto o «Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa» da Academia Brasileira de Letras traz as duas formas: carrossel e carrocel.

Por tudo isto, parece que ambas as formas são aceitáveis, embora, talvez devido à origem da palavra, seja mais usual o termo carrossel.

Carlos Marinheiro