Primeiros textos em Português - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Primeiros textos em Português

Tenho tentado encontrar na internet algum 'site' que me diga qual é que foi a primeira mostra escrita do português (existe algum documento religioso ou legal onde a gente não compreenda mais o latim falado na área nesse tempo?). Eu gosto muito das línguas românicas e queria saber a resposta. Tenho achado respostas para o espanhol (sou mexicano) e o francês, mas não consigo achar ainda nada para o português. Algumas sugestões ou respostas?

Muito obrigado.

César Maldonado México 5K

O primeiro texto literário escrito em Português (Galego-Português) é da autoria de João Soares de Paiva, "Ora faz ost'o senhor de Navarra".

Considera-se que terá sido escrito em 1196 (nunca depois). Trata-se de um cantar trovadoresco, uma sátira política dirigida contra Sancho de Navarra.

Os primeiros textos não literários são o Testamento de D. Afonso II, redigido em Coimbra e datado de 27 de Junho de 1214 e a Notícia de Torto, provavelmente uma minuta que se destinava a ser vertida para latim, escrita entre 1214 e 1216.

Portugal torna-se uma nação independente no século XII, mas até 1350 são muito pequenas as diferenças entre o Galego e o Português; daí que esse período da Língua Portuguesa seja denominado de galego-português ou galaico-português.

Gostava de o cumprimentar pelo seu gosto em aprender Português e de lhe agradecer as simpáticas palavras.

Maria Regina Rocha