Relativamente ao significado do dito popular, nada temos a acrescentar à explicação dada pelo consulente, que descreveu o significado e exemplificou o uso correctamente.
O único registo de provérbio que encontrámos referente a essa expressão foi no Dicionário de Provérbios, Adágios, Ditados, Máximas, Aforismos e Frases Feitas, de Maria Alice Moreira Santos: «"Quem brinca com o fogo, queima-se." Este provérbio é classificado na categoria Determinismo/Sabedoria: "Determinismo – inclui as sentenças marcadas pelo determinismo, pela força do destino e da fatalidade. Tendo em conta o cunho determinista com que frequentemente são verbalizados e legitimados, são considerados nesta categoria os casos em que essa característica é essencial." "Sabedoria – inclui as sentenças que se referem especificamente a saberes populares, conselhos, ensinamentos, constatações ou explicações de ocorrências. Sendo que é uma especificidade dos provérbios, adágios, ditados, máximas e aforismos veicularem uma sabedoria, apenas se inserem aqueles em que esta sabedoria é mais explícita."»
Quanto à origem, não existem registos. A explicação desta lacuna deve-se ao facto de os provérbios não pertencerem à tradição escrita, mas à tradição oral, passada de geração em geração, fazendo parte da sabedoria popular e erudita. Daí serem chamados ditos populares.