As expressões «sentindo o fardo aliviado» e «vergado ao peso do madeiro» são orações adjectivas reduzidas, respectivamente, de gerúndio e de particípio. As vírgulas que as antecedem estão, de facto, correctas, como aliás o consulente afirma. Se elas são de rigor? A respeito do contexto, sim, como explicarei mais adiante. Mas em termos de este tipo de orações ser antecedido de vírgula, não, porque é possível não haver vírgulas em certos contextos.
Entre os exemplos que Bechara (Moderna Gramatica Portuguesa, 517/518) dá de oração adjectiva reduzida de gerúndio, há os que têm vírgula e os que a não têm:
(1) «Cujos brados selvagens de guerra começavam a soar ao longe como um trovão ribombando no vale.»
(2) «O livro V, compreendendo as leis penais, aquele que, após os progressos efetuados na legislação e na humanidade, mais carecia de pronta reformação.»
Neste casos, a vírgula não é facultativa; indica o valor restritivo da oração, como na frase (1), enquanto em (2) é equivalente a uma oração relativa apositiva ou explicativa («O livro V, que compreende as leis penais,...»).1
Num exempo de oração reduzida participial, temos vírgula (idem, pág. 518; o parênteses é do original):
«Os anais ensangüentados da humanidade estão cheios de facínoras, empuxados (= que foram empuxados) ao crime pela ingratidão injuriosa de mulheres muito amadas, e perversíssimas.»2
Note-se, porém, que nada impede omitir a vírgula antes do particípio, obtendo-se «facínoras empuxados ao crime». A ausência de vírgula parece mesmo desejável, porque a falta de artigo em «facínoras» acarreta a interpretação restritiva da oração adjectiva reduzida de particípio.
Dito isto, esclareça-se que o caso do segundo e do terceiro versos da estrofe em análise exige mesmo a aplicação de vírgula, porque as orações subordinantes correspondentes são elípticas, como a seguir se evidencia pela paráfrase:
(4) «Um segue sentindo o fardo aliviado, o outro segue vergado ao peso do madeiro.»
As orações reduzidas são predicativos do sujeito que fazem parte de um predicado nominal construído com o verbo seguir. Se, para evitar redundância, o verbo não ocorrer, é necessário empregar uma vírgula para marcar essa supressão.
1 Não cabe aqui comentar a eventual controvérsia que é gerada pelo gerúndio em orações adjectivas. Ver Bechara, op. cit., pág. 517).
2 Não comento o uso controverso da vírgula depois de «amadas».