Com o significado de «teoria que advoga a livre união entre duas pessoas e que recusa o casamento como institucionalização dessa união» (Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa), a expressão é «amor livre», como se atesta na fonte consultada1, com o adjetivo livre colocado após o substantivo amor.
Contudo, é importante refletir acerca da posição dos adjetivos: pré-nominal ou pós-nominal.
Em português, apesar de preponderar a ordem direta dos elementos – substantivo + adjetivo –, a anteposição do adjetivo é aceite, em especial aqueles em que a componente subjetiva e avaliativa é mais forte. Assim, são permitidas expressões como «amor livre» e «livre amor».
De acordo com Cunha e Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, pág. 341) a sequência substantivo + adjetivo confere ao adjetivo um valor mais objetivo, enquanto a sequência adjetivo + substantivo lhe atribui uma conotação mais subjetiva2, como referido anteriormente, estando, aqui, mais presente nas formas afetivas da linguagem.
Para efeitos de análise, tomemos como exemplo as seguintes frases:
(1) «Na poesia moderna, o autor explorou o tema do livre amor, destacando a liberdade e a expressão emocional sem limitações nas relações humanas.»
(2) «Na poesia moderna, o autor explorou o tema do amor livre, destacando a liberdade e a expressão emocional sem limitações nas relações humanas.»
A mensagem subjacente à expressão em análise em (1) e (2) à expressão é dispare daquela acima transcrita e, por isso, não há porque não aceitar a posição pré-nominal.
Aqui, entenda-se que livre se trata de um adjetivo qualificativo e, de acordo com a Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian), a posição pré-nominal (frase (2)) destes adjetivos permite uma leitura ou interpretação não restritiva, i. e., «não restringe o conjunto denotado pelo nome que modificam, contrariamente ao que sucede em posição pós-nominal» (pág. 1090). O que acontece é que os adjetivos em posição pré-nominal fornecem informações adicionais sobre o referente, destacando ou intensificando uma propriedade desse referente. Essas informações geralmente não são essenciais para a caracterização básica do referente.
1 Com o adjetivo posposto e com o significado referido, também se regista «amor livre» como subentrada a amor noutros dicionários: Infopédia, Priberam, e Houaiss.
2 Consultar resposta completa sobre a anteposição dos adjetivos, aqui e nas perguntas relacionadas.