DÚVIDAS

Adjunto adverbial virgulado

Eu gostaria de saber se a seguinte frase deve ter necessariamente seu adjunto virgulado: «De lá para cá suas formas se ampliaram.»

Observando que tem longa extensão, deve-se colocar vírgula?

De acordo com a obra de Maria Piacentini (2017), locuções adverbiais podem ter vírgulas dispensáveis, quando não há necessidade de ênfase ou pausa.

Qual posição deve ser adotada?

Resposta

Apesar de, de acordo com Lindley Cintra e Celso Cunha, na Nova Gramática do Português Contemporâneo (pág. 641), se referir que vírgula é usada para isolar o adjunto adverbial antecipado – «De lá para cá, suas formas se ampliaram» Maria Piacentini, em Manual da Boa Escrita, afirma que quando a frase se inicia com adjunto adverbial de tempo ou de lugar a vírgula é facultativa. A autora sustenta esta posição afirmando que depende «do tipo de frase, do estilo e do gosto pessoal ou da extensão do adjunto. Esta vírgula é facultativa porque não interfere com a clareza; sua ausência não cria ambiguidade» (pág. 16). Refere ainda que «quanto menor o adjunto, mais dispensável é essa vírgula». 

Apesar da diferença de posições, concordamos com Piacentini, que o uso da vírgula, nestes casos, pode ser dispensável. Assim, podemos ter:

(1) «De lá para cá suas formas se ampliaram.»

(2) «De lá para cá, suas formas se ampliaram.»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa