Se o sentido da frase já está bem delimitado – consoante se verifica na explicação apresentada na própria pergunta –, então a única resposta correta para a função sintática de «com meus amigos desempregados» é, segundo a nomenclatura gramatical brasileira*, a seguinte: adjunto adnominal.
A prova disso é que – reitero: segundo o sentido já delimitado pelo próprio consulente –, se transpusermos para a voz passiva analítica essa construção de voz ativa, o termo «com meus amigos desempregados» estará diretamente conectado ao núcleo do sintagma nominal «um grupo no WhatsApp com meus amigos desempregados», a saber: grupo. Veja:
– «Criei um grupo no Whatsapp com meus amigos desempregados.» (voz ativa)
– «Um grupo no WhatsApp com meus amigos desempregados foi criado por mim.» (voz passiva analítica)
Ainda se apegando ao mesmo sentido já delimitado pelo próprio consulente, outro critério é o apagamento de «no WhatsApp», para que se evidencie mais claramente a relação sintática entre grupo e «com meus amigos desempregados»:
– «Criei um grupo com meus amigos desempregados.» («Um grupo com meus amigos desempregados foi criado por mim.»)
Observe, portanto, que a locução «com meus amigos desempregados» se relaciona sintaticamente com o nome grupo. Portanto, funciona como adjunto adnominal.
Sempre às ordens!
* Pelo fato de o consulente ser brasileiro, julgou-se necessário (por razões de clareza didática) usar a metalinguagem teórica tradicional existente no atual ensino de gramática no Brasil.