DÚVIDAS

Acordos ortográficos

Surpreendentemente, ao folhear um prontuário para esclarecer uma dúvida sobre a utilização do hífen, deparei-me com uma transcrição do acordo ortográfico de 1990 que dizia o seguinte: «Não se emprega hífen nas formas monossilábicas do verbo haver de.» Consultei outro prontuário que tinha as transcrições do acordo ortográfico de 1994 e a indicação era a mesma. Sempre escrevi com hífen as formas hei-de, hás-de, etc. Também já consultei algumas das vossas respostas que apontam para esta última indicação. A minha pergunta é: o que fazemos com o que está escrito no acordo ortográfico?
Entrou entretanto algum outro em vigor, do qual não tenha conhecimento, e que anule os de 1990 e 1994?
Obrigada.

Resposta

Como o prontuário a que se refere menciona o acordo de 1990, a indicação está correcta neste pressuposto. De facto, no novo acordo ortográfico são suprimidos os hífenes/hífens nas formas monossilábicas do verbo haver (hei de, há de, hás de, hão de) em todo o universo da comum língua; hífenes/hífens que se têm mantido no português europeu, mas há muito sabiamente abolidos pelos nossos irmãos brasileiros.
Repare, porém, que o novo acordo (1990) ainda não entrou em vigor e que, portanto, em Portugal se mantêm estes hífenes/hífens numa escrita de acordo com a norma ortográfica que aqui continua a reger-nos (1945).
Não conheço, nunca ouvi falar nem creio que haja um acordo ortográfico posterior ao de 1990.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa