DÚVIDAS

Acordo ortográfico. Documentação

Peço algumas informações sobre o último acordo ortográfico da língua portuguesa. Onde obtê-lo integralmente? Existe uma referência bibliográfica (acessível) sobre as normativas (evolução histórica e norma vigente) da Língua Portuguesa falada nos cinco continentes? Quanto ao acordo, os senhores poderiam enviar-me, nem que seja um pequeno extrato? Como percebem as reações em Portugal? No Brasil parece que não houve grandes dificuldades (em termos gerais). Gostaria de poder colaborar em comissões de estudos (no âmbito internacional) sobre a Língua Portuguesa. Além do Instituto Camões, há outras instituições? Muitíssimo obrigado pela atenção.

Resposta

A Texto Editora tem dois trabalhos que tratam do novo acordo ortográfico: «Novo Acordo Ortográfico Afinal o que Vai Mudar?», que inclui o texto completo do novo acordo. «Prontuário Erros corrigidos de Português», 3.ª Versão, integra um capítulo sobre regras ortográficas, onde estão sublinhados os assuntos que mudarão no novo acordo. Sobre o novo Acordo,a Imprensa Nacional-Casa da Moeda tem-no publicado justamente com o título «Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa». Quanto à história dos acordos, sugiro «A Demanda da Ortografia Portuguesa», obra publicada por Edições João Sá da Costa. As dificuldades na adopção do novo acordo, além da resistência à mudança, natural, são também as de natureza comercial (mudança de todos os dicionários, por exemplo) e técnicas (falta do previsto vocabulário comum, que não se sabe ainda quando existirá). Recomendo que se mantenha em ligação com o Instituto Camões, em Portugal. Poderá ainda aceder ao endereço do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística, do Brasil.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa