Na falta de contexto, posso dizer que esbatimento parece geralmente uma boa opção, enquanto gradiente, dado tratar-se de termo mais especializado, deverá ser empregado com cuidado.
O Dicionário Francês-Português da Porto Editora acolhe esbatimento como palavra equivalente a dégradé no domínio da pintura; outras palavras são possíveis: em cinema, gradação, para designar a «variação da intensidade luminosa das imagens»; e, em referência a corte de cabelo, escadeado. como em «corte de cabelo escadeado» («une coupe en dégradé»).
Assinale-se que o galicismo dégradé está registado no Dicionário Houaiss como substantivo e adjectivo:
A. Substantivo masculino: 1 «Rubrica: artes pásticas, fotografia [o mesmo que degradação, no sentido de "modificação gradual de matizes, tons visuais; disposição gradativa das nuanças de uma cor"]»; 2 «enfraquecimento ou modificação gradual de uma iluminação. Ex.: "as luzes apagam-se no final da peça em um belo efeito de dégradé."»; 3 «corte de cabelo que diminui progressivamente a espessura dos cabelos.»
B. Adjectivo: «que vai gradativamente perdendo intensidade ou adquirindo novos matizes ou nuanças (diz-se de cor ou iluminação).»