DÚVIDAS

A sintaxe do verbo deixar

Na frase «Deixava as chaves onde calhava.», a oração subordinada substantiva relativa «onde calhava» desempenha a função de modificador ou de complemento oblíquo?

Parece-me que tem uma função similar à que tem na frase «Colocava as chaves onde calhava», ou seja, complemento oblíquo.

Porém, já vi a expressão da primeira frase classificada como modificador. Entendo que o verbo deixar implica deixar algo em algum lugar, tal como o verbo colocar.

Agradeço os esclarecimentos.

Resposta

A determinação da função sintática da oração «onde calhava» na frase «Deixava as chaves onde calhava» depende, antes de mais, do valor com que o verbo deixar é empregado. No exemplo em apreço, o verbo exprime um valor locativo, próximo de verbos de colocação como pousar, meter ou colocar. Esta interpretação está descrita em autores como Celso Luft, no Dicionário de Regências Verbais.

Assumido este valor locativo, os testes habitualmente utilizados para distinguir modificadores de complementos oblíquos apontam de forma consistente para a análise de «onde calhava» como complemento oblíquo. Com efeito, antes de mais, comece-se por substituir a oração por um constituinte como «na mesa», para facilitar a análise.

(i) Teste da pergunta-resposta, em que os constituintes que são complementos não podem ocorrer na pergunta:

(1a) P: «?O que é que ele fazia na mesa?»

                 R: «Deixava as chaves.»

(1b) P: «O que é que ele fazia?»

                 R: «Deixava as chaves na mesa.»

(ii) Teste de clivagem:

(1c) «É deixar as chaves na mesa o que ele faz?»

(1d) «?É deixar as chaves o que ele faz na mesa?»

Em ambos os testes, pretende-se verificar se é possível afastar o constituinte do verbo ou se este afastamento determina uma construção agramatical. No caso da frase (1), as frases (1a) e (1c) são gramaticais ao passo que (1b) e (1d) são não aceitáveis, o que mostra que o constituinte «na mesa» tem de coocorrer obrigatoriamente com verbo, indicando que o constituinte não é modificador, mas antes um complemento oblíquo.

Assim, na frase «Deixava as chaves onde calhava», a oração «onde calhava» desempenha a função de complemento oblíquo.

? Indica a pouca aceitabilidade da pergunta.

Agradeço à professora Anabela Gonçalves (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) pela ajuda no esclarecimento desta questão.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa