A pronúncia das siglas LCD, LSD e GNR - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia das siglas LCD, LSD e GNR

Como se deve pronunciar as siglas: LCD (liquid cristal display), LSD (droga) e GNR (polícia)? Será que as duas primeiras podem ter a mesma fonética? E a terceira pode soar "guê ene erre"?

Obrigado.

António Carvalho Administrativo Porto, Portugal 1K

Como siglas que são, a sua leitura é a pronúncia em sequência dos nomes que tiverem as letras que as constituem em português:

LCD: ele, , ;
LSD: ele, esse, ;
GNR: , ene, erre.

Atenção, que o nome da letra C é e o de S é esse. Relativamente, a GNR (Guarda Nacional Republicana, Portugal), embora guê seja o nome alternativo (e agora mais corrente) da letra G, o uso impôs a leitura com o nome . Note-se, por último, que o nome de L, ele, é uma homógrafa do pronome sujeito ele, mas enquanto a primeira vogal deste é fechada, a daquele é aberta.

Carlos Rocha
Áreas Linguísticas: Fonética; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Siglas/Acrónimos; Pronúncia