Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A grafia de uva-passa

Num exercício questionam se se escreve «uva passa» ou uva-passa, já procurei em vários locais designadamente em dicionários e a indicação nuns é de uma forma e de outros noutra, será que me podem auxiliar com indicações precisas é possível referenciação?

Obrigado.

João Luís Professor Porto, Portugal 346

O composto uva-passa não figura nos vocabulários presentemente considerados oficiais: Vocabulário do ILTEC (VOP) e Vocabulário Comum (VOC).

Parecer pessoal:

Eu escrevo uva-passa. Repare-se que, quando escrevemos a frase: «esta é um modelo de escola», estamos em presença de uma locução (palavras no sentido real, logo sem hífenes), qualificando essa escola como distinta do outras; mas se escrevermos uma escola-modelo, a atitude é diferente, pois o composto fica com um sentido especial, conotativo (dado pelo hífen) de a escola servir como modelo comparativo.

Passa-se um caso semelhante em uva-passa. O sentido do composto também é especial (dado pelo hífen), aparente do real das palavras. Na realidade, não se trata de uma uva que seja passa, porque já não é uva, mas de uma passa de uva (esta também uma locução, sem hífenes); e passa que, na forma uva-passa pode ter um sentido conotativo, simbólico.

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo