Reitera-se uma resposta dada em 2010: quando se tem em mente o motor de busca ou o motor de pesquisa* (ou, ainda, o buscador ou o pesquisador), diz-se «o Google», uma vez que se pressupõe a palavra motor, pesquisador ou buscador; quando se subentende a empresa, o nome usa-se no feminino: «a Google».
Há, no entanto, situações em que é difícil destrinçar a duas entidades que, ainda por cima, são indissociáveis, uma vez que o Google é, digamos, a face mais popular da Google. Observe-se igualmente que, além do motor de busca, a empresa Google disponibiliza outros serviços e produtos, e é subentendendo as palavras serviço e produto que se possibilita e reforça também a atribuição do género masculino, como acontece no segundo exemplo apresentado pelo consulente.
*De acordo com o glossário da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APSDI), «motor de busca» e «motor de pesquisa» são expressões sinónimas que significam «programa que permite ao utilizador fazer pesquisas de informação na Internet por palavras-chave» (exemplo da mesma fonte: «O motor de pesquisa da empresa Google, que para Portugal tem o seguinte endereço URL: https://www.google.pt/webhp?hl=pt-PT&tab=ww»).