A forma optado (verbo optar) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A forma optado (verbo optar)

Gostaria de saber se a forma optado do verbo optar poderá ser usada como adjectivo. Ou apenas se considera adjectivo opcional.

Obrigada.

Maria Rodrigues Professora Lisboa, Portugal 6K

É melhor usar opcional do que optado. O verbo optar tem regência, uma vez que selecciona um complemento preposicionado: «optei pela disciplina de Latim» (= «preferi/escolhi a disciplina de Latim»). Como estes verbos com regência mostram geralmente incompatibilidade com voz passiva (não se aceita *«a disciplina de Latim foi optada por mim»), é, no mínimo, estranho que se diga «a disciplina por mim optada» ou «a disciplina optada», dando ao particípio optado um valor adjectival. Por conseguinte, use «disciplina opcional», se se tratar de «disciplina que está à escolha», e «disciplina escolhida», se for «disciplina que se escolheu, se seleccionou ou por que se optou».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Semântica; Sintaxe