A expressão «seguro automóvel»
Deve dizer-se "seguros automóvel" ou "seguros automóveis"?
Muito obrigada.
Deve dizer-se "seguros automóvel" ou "seguros automóveis"?
Muito obrigada.
A forma correta na língua é «seguros automóveis», porque o adjetivo automóvel deve concordar em número com o nome seguros. Seria possível e correto, no entanto, dizer «seguros de automóvel», seguindo o padrão nome + preposição + nome, tal como acontece em «seguros de vida», «seguros de saúde» ou «seguros de habitação». Esta construção é, assim, aceitável.
No entanto, muitas seguradoras utilizam a expressão «seguros automóvel» como rótulo comercial, provavelmente por uma questão de uniformidade nas suas categorias de produto, onde apresentam listas como: «seguros de vida», «seguros de saúde» e «seguros de habitação». Nestes casos, tratam automóvel como se fosse um substantivo, para, visualmente, estar alinhado com as restantes categorias, mesmo que isso não respeite a concordância tradicional.
Assim, embora «seguros automóveis» seja a forma correta, e «seguros de automóvel» seja igualmente legítima, «seguros automóvel» tornou‑se comum no mercado, provavelmente, por razões de marketing e padronização, não por razões linguísticas.