A definição das palavras dicionário e glossário - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A definição das palavras dicionário e glossário

Solicito esclarecimento acerca da definição correcta das palavras dicionário e glossário. Não as considero sinónimos, mas, se tenho razão, preciso de estabelecer a diferença entre estes dois termos que tratam da explicação das palavras.

Antecipadamente grata.

Carolina Cunha Bibliotecária Lisboa, Portugal 11K

Dicionário, de acordo com a nossa resposta anterior «A etimologia da palavra dicionário», é «livro de referência onde se encontram palavras e expressões de uma língua, por ordem alfabética, com a respectiva significação ou tradução para outra língua e ainda, por vezes, com certas características fonéticas, morfológicas, sintácticas e semânticas» (cf. Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora)».

Quanto a glossário, trata-se, em história e bibliologia, de, «na Idade Média e na Renascença, reunião, na parte final de um manuscrito ou enfeixada num volume próprio, de anotações, antes interlineares (glosas), sobre o sentido de palavras antigas ou obscuras encontradas nos textos» ou de «dicionário de palavras de sentido obscuro ou pouco conhecido; elucidário». Ainda é «conjunto de termos de uma área do conhecimento e seus significados; vocabulário», como, por exemplo, em «glossário de botânica». Trata-se também de «pequeno léxico agregado a uma obra, principalmente para esclarecer termos pouco us[ados] e expressões regionais ou dialetais nela contidos; vocabulário». Por fim, em informática, é «utilitário de processadores de texto em que se podem registrar frases e expressões muito us[adas], para rápida inserção no texto dos documentos». A palavra glossário vem do «lat[im] glossarìum,i "glossário, vocabulário, dicionário", der[ivação] do gr[ego] glóssárion,ou "pequena língua, lingüinha"».

[Cf. Dicionário Eletrônico Houaiss]

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica