A capital da República da Macedónia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A capital da República da Macedónia

Será que existe alguma grafia portuguesa para a capital da República da Macedónia, Skopje? Será "Escópia" uma alternativa, como se vê por vezes escrito?

Obrigado pelo esclarecimento.

João G. Pais Estudante Lisboa, Portugal 5K

Não parece haver uma grafia a que se possa chamar tradicional. É no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Porto Editora, que encontro duas formas: Skopje, que é a romanização da forma original em cirílico (Скопје); e Skopie, que se insere na lógica de aportuguesamento de termos como stresse, do inglês stress. Tais aportuguesamentos são controversos, porque se considera que na tradição ortográfica portuguesa não existe a sequência s + consoante + vogal, devendo esta ser substituída por es + consoante + vogal (estresse); além disso, apesar de, com o Acordo Ortográfico de 1990, a letra k passar a fazer parte do alfabeto português, há grandes restrições quanto ao seu uso. Daí, duas possibilidades: "Escópie", não atestado, e "Escópia", que de facto ocorre em pesquisas no Google; trata-se, de qualquer modo, de formas que não estão legitimadas em dicionários ou prontuários.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação