DÚVIDAS

Acerca de expressões com a palavra coisa
De uns tempos para cá tenho notado a incidência cada vez mais abundante de expressões como «Você é a coisa mais linda», «Deus deve ser a coisa mais importante de sua vida» etc. Creio que são modos descabidos de dizer, uma vez que nós, as pessoas, não somos coisas. Sou de opinião que a palavra coisa, nessas e quejandas expressões, deve ser substituída pelo vocábulo pessoa. Comunga o Ciberdúvidas com meu pensamento? Muito grato!
Sobre a concordância do verbo existir
Depois de pesquisar sobre a utilização dos verbos haver e existir quando têm o mesmo sentido, concluí que o verbo existir é pessoal e deve concordar com o seu sujeito: «Existem dois quartos e uma sala de estar nos apartamentos.» O verbo haver fica no singular porque não tem sujeito, mas os seus sinónimos têm sujeito e devem concordar: «Há dois quartos e uma sala de estar nos apartamentos.» E se se tratar de uma enumeração? Tenho obrigatoriamente de conjugar o verbo? «Existem sauna, hidromassagem e banhos turcos à disposição», ou «Existe sauna, hidromassagem e banhos turcos à disposição»? Muito obrigada pela vossa atenção!
Concordância com sujeito composto ligado por nem
Gostaria de esclarecer de uma vez por todas uma dúvida que tenho na letra de uma canção que escrevi, os versos são os seguintes: «Quero lhe dizer que isso é apenas um momento E nada nem o tempo, me (fará ou farão) desistir tão fácil de você Sou persistente e por sinal Nessa história boto vírgula e não ponto final...» Devo utilizar fará, ou farão? Devo concordar no singular ou no plural? Muito obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa