Antes de qualquer coisa, parabéns pelo maravilhoso site, que me é tão útil quando tenho alguma dúvida sobre nossa língua.
Agora vamos à pergunta: Há algum topônimo para os nomes dos estados estado-unidenses de Oregon, Kansas, Arkansas, Oklahoma e Ohio?
Qual o gentílico de Trôade, Anatólia? Seria o mesmo para Troia?
Muito obrigado.
Na cirurgia da obesidade, há dois tipos de intervenção: restritivo, em que se criam no estômago condições para restringir a ingestão de grandes quantidades de comida, e o que condiciona uma má absorção (ou "mal-absorção" ou "malabsorção", também será aceitável esta grafia?).
Em inglês, estas últimas intervenções são malabsorptive. É necessário que haja em português, para linguagem médica e científica, uma designação simples e directa para esse tipo de cirurgia (ou para o que provoque mal-absorção). Qual vos parece que deverá ser? "Mal-absortiva"? "Malabsortiva"? Qual? De qualquer maneira, já são estas palavras (escritas de maneira diferente mas ditas do mesmo modo) que na linguagem cirúrgica são utilizadas.
Muito obrigado.
Qual é a origem de Pêro Neto, o nome de uma povoação da região da Marinha Grande?
Qual é o gentílico da Carníola, a qual corresponde mais ou menos à Eslovênia atual?
Muito obrigado.
À luz da análise crítica do discurso, como se distingue texto de discurso?
Poderiam explicar-me o que se entende por neologia de sentido, incluindo neologismos semânticos, neologia de forma e neonímia?
Obrigada.
Por favor, tenho dúvidas ao ensinar para alunos do 8.º ano que o verbo ouvir é um verbo que tem radical ouv, se, no presente do indicativo, tenho eu ouço. Ele é um verbo irregular? Como identificar o radical em verbos irregulares?
Desde já, agradeço.
Pretendia saber qual a origem da palavra Cajadães, que é uma localidade do concelho de Oliveira de Frades.
Há algum adjetivo relativo ao Tâmisa (rio da Inglaterra), aos seus ribeirinhos e às terras por ele banhadas?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações