Tenho visto em vários sítios os verbos boiar e apoiar classificados como irregulares. Porque são considerados irregulares esses verbos (se realmente o são)?
Seria acertado dizer que a raiz de boiar é "boi", sendo "boia" o tema?
Obrigada.
No meu departamento, para que uma disciplina seja oferecida, ela deve passar por certos trâmites burocráticos. É comum ouvir de colegas coisas como «essa disciplina ainda não foi tramitada» ou «essas disciplinas já foram tramitadas». É correto isso? Me parece que não, uma vez que o verbo tramitar é intransitivo. Mas gostaria de ter certeza disso.
Obrigado.
Gostaria de saber qual o diminutivo e o aumentativo de espantalho.
No Dicionário Terminológico [destinado a apoiar o ensino da gramático no ensino português] não há qualquer referência à forma da frase. Significa que não devemos, agora, transmitir essas noções aos alunos [em Portugal]?
Agradecia que me esclarecessem se é ou não correcto dizer-se:
«Vivo em Paris. Volto de vez para Portugal em Março.»
Nesta frase, o «voltar de vez» está correcto, ou apenas poderia aplicar-se em situações relativas ao passado, como por exemplo: «Voltei de vez para Portugal há cerca de um ano»?
Antecipadamente grato.
Qual a classe ou subclasse de e, na frase «O cão e o gato dão-se bem»?
Gostaria de uma frase onde a palavra já funcione como palavra denotativa de realce.
O que justifica que no Dicionário Terminológico (DT), palavras como muito(s), algum (alguns), se utilizadas como pronomes, deixem de ser quantificadores?
Ex. 1: Quantas pessoas lá estavam? Muitas. (Pronome indefinido)
Ex. 2: Estavam lá muitas pessoas. (Quantificador existencial)
Não há expressão de quantidade num e noutro caso?
O termo valor pode ser qualificado como bom ou mau? Podemos dizer que algo tem um «bom valor»?
Veja-se o seguinte provérbio: «O que muito se oferece, de bom valor carece.»
Obrigado.
Queria saber qual é o verbo correto para o seguinte caso: «colher dados», ou «coletar dados»? «Colheita de dados», ou «coleta de dados»?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações