DÚVIDAS

As expressões «dupla grafia» e «dupla acentuação gráfica»

Começo por dar os parabéns pelo vosso serviço que muito aprecio!

Gostaria de saber se é correcto empregar as expressões «dupla grafia» e «dupla acentuação»? A expressão «dupla acentuação» parece referir-se a uma palavra com dois acentos e não a uma palavra com duas acentuações gráficas possíveis.

Não encontrei estas designações em nenhuma gramática, nem no Portal da Língua Portuguesa, ocorrendo apenas no anexo do novo Acordo Ortográfico para exemplificar casos como "concepção ou conceção" (grafia dupla) e "ténis ou tênis" (dupla acentuação). Que designações devemos realmente empregar para referir estes casos?

Agradeço, desde já, o tempo despendido.

Resposta

Agradecemos os seus parabéns.

As expressões em causa estão correctas, mas não se pode dizer que constituam termos especializados. São apenas formas de designar palavras que se podem acentuar de duas maneiras, no quadro do Acordo Ortográfico de 1990 (p. ex., génio ~ gênio) ou que podem ter duas grafias (subtil ~ sutil). Note que, a rigor, em relação aos acentos gráficos, a expressão empregada é «dupla acentuação gráfica», e não «dupla acentuação».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa