DÚVIDAS

Sobre a expressão «de anhenha» (Vila do Conde, Portugal)

Desde já vos felicito pelo excepcional serviço que prestam à língua portuguesa.

Tenho uma dúvida em relação a uma expressão coloquial de registo popular usada na zona onde moro, mas cuja grafia e origem me são desconhecidas. Nunca a vi escrita em lado nenhum e há tendência popular para deturpar certas expressões de uso oral. Assim, diz-se de pessoa oriunda de sítio remoto e subdesenvolvido que vem ou é «d´anhenha» (desconfio desta grafia).

Espero que me consigam elucidar e desde já vos agradeço pela atenção.

Resposta

Não conhecíamos a expressão, que não encontramos registada nem em dicionários gerais nem em dicionários mais específicos, de linguagem popular e regional. À primeira vista, parece uma palavra motivada por onomatopeia, talvez como ridicularização de certa maneira de falar, considerada ininteligível. Mas trata-se de simples conjectura, que terá de ser revista certamente. Note-se ainda que a expressão não deve ter apóstrofo, nem mesmo à luz do Acordo Ortográfico de 1990, sendo preferível a grafia «de anhenha».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa